O poema abaixo é um exemplar da poética realista portuguesa. Leia-o e escreva a quem são os criticados. Justifique sua resposta.
Mais Luz!
(A Guilherme de Azevedo)
Amem a noite os magros crapulosos,
E os que sonham com virgens impossíveis,
E os que inclinam, mudos e impassíveis,
À borda dos abismos silenciosos...
Tu, lua, com teus raios vaporosos,
Cobre-os, tapa-os e torna-os insensíveis,
Tanto aos vicios crueis e inextinguiveis,
Como aos longos cuidados dolorosos!
Eu amarei a santa madrugada,
E o meio-dia, em vida refervendo,
E a tarde rumorosa e repousada.
Viva e trabalhe em plena luz: depois,
Seja-me dado ainda ver, morrendo,
O claro sol, amigo dos heroes!
Antero de Quental, in "Sonetos"
Os criticados são os autores realistas, pois os víam como exibicionistas e também os criticavam por abordarem assuntos impróprios à poesia tradicional em seu todo.
ResponderExcluirN° 01 - 2° Ensino Médio A.
As críticas eram direcionadas aos poetas românticos. Porque é possível identificar as críticas às práticas e características dos poetas românticos.
ResponderExcluirPorque o poema mostra eles criticando os poetas românticos usando as práticas deles como criticas.
ResponderExcluirAno: 2 colegial A N°: 17
Porque o poema mostra eles criticando os poetas românticos usando as práticas deles como criticas.
ResponderExcluirNome: Maria Laura
N°: 17
Ano : 2 colegial A
Ele fala dele mesmo, porque ele fala dos vícios, da noite e da madrugada e por causa dessa frase.. " Eu amarei a santa madrugada." A conjugação do verbo e por causa do pronome pessoal.
ResponderExcluirTamires Fernandes Trevisan nº 26 2ColC
Amem a noite os magros crapulosos, E os que sonham com virgens impossíveis, E os que inclinam, mudos e impassíveis.
ResponderExcluirO autor critica essas pessoas que acreditam em sonhos e da mais valor a realidade, o possível.
Verônica Brandão - 2ºcol C - Nº 27
Neste soneto fica claro uma crítica ao romantismo, principalmente na primeira e segunda estrofe. Quem gostava de virgens e amores impossíveis eram os poetas românticos. Além de serem viciados e gostarem de orgias. Os ambientes noturnos, tb são características românticas, poucos sabem mas Antero de Quental era da escola realista. Por isso o contraste dos dois últimos tercetos, leia: enquanto os românticos enalteciam as virgens na primeira estrofe, Antero os critica na segunda. E para mostrar seu lado bem realista no último terceto fala de dia e luz. Luz representada pela verdade proveniente do Realismo.
ResponderExcluir